terça-feira, 19 de junho de 2012

Rio + 20 terá desfile com talentos da moda brasileira


A Talentos do Brasil, um programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que já se apresentou no “Minas Trend Preview”, desfilará na Rio + 20, sua nova coleção, Flores, que tem como referências as cores e diversidade de plantas das regiões onde moram os artesãos participantes.


Essa iniciativa valoriza e destaca a criatividade da moda originalmente brasileira, feita de maneira sustentável, valorizando a identidade cultural, promovendo a geração de emprego e renda e agregando valor à produção de grupos de artesãos rurais, que não têm muitas vezes seu trabalho valorizado e reconhecido pelos consumidores brasileiros.

O Talentos do Brasil tem como diferencial a moda feita a partir das experiências locais, dos saberes cultivados nas ricas tradições culturais repassadas de geração em geração. Estes elementos estão nas peças produzidas, tornando aquilo que poderia ser comum, do ponto de vista da tendência de mercado, em produtos diferenciados, ricos em criatividade, que têm como fonte inspiradora a vida das artesãs nas suas mais variadas dimensões. As peças são criadas de forma coletiva e participativa, cujo produto é fruto dos elementos presentes na rica sociobiodiversidade brasileira.

O Talentos do Brasil foi criado em 2005 para estimular a troca de conhecimentos entre artesãs e artesãos brasileiros para gerar renda e agregar valor ao trabalho de forma sustentável. As duas mil artesãs formam a Cooperativa Central Única das Artesãs (Cooperúnica), que hoje oferece mais de 2 mil produtos em seu portfólio. Desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e o SEBRAE, o Talentos do Brasil conta com as parcerias do Programa Texbrasil (ABIT e APEXbrasil) e com o apoio da Cooperação GIZ e do Ministério do Turismo (Mtur). Estilistas e designers reconhecidos nacional e internacionalmente , como o estilista Ronaldo Fraga também integram o projeto.

O evento começa às 20 horas dessa terça-feira, 19 de junho, no Aterro do Flamengo, RJ.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário Moda Sustentável 

Blog do Ronaldo Fraga: ronaldofraga.com