segunda-feira, 27 de junho de 2011

Sustentabilidade direcionando produtos de moda


 
Tênis que “vira” árvore, sacola biodegradável...

Tênis sustentável, biodegradável e com sementes embutidas, foi apresentado pela marca de calçados holandesa OAT, na semana de moda na Holanda.

Pode ser plantado e posteriormente gerar uma árvore; ele é feito com material biodegradável, fazendo com que em pouco tempo desapareça. O tecido que o reveste quebra-se com facilidade dando origem às raízes da planta.

A ideia é que as pessoas plantem o tênis usado, em vez de descartá-lo e gerar mais lixo.

A OAT, fundada pelo designer Christiaan Maats, diz ter como objetivo fazer com que as pessoas se conectem ao ambiente de forma criativa.

Semana de moda

O sapato foi destaque da semana de moda holandesa no início do ano e faturou o segundo lugar do Premio Green Fashion, promovido pela organização do evento. O desfile trouxe modelos com carrinhos de mão que suportavam jardins móveis, com plantas, árvores e o tênis é claro.
O calçado que vira árvore ainda não pode ser encontrado no Brasil, mas quem sabe a ideia não inspira algum fabricante brasileiro!

Já as ecobags da marca alemã, Puma, desenvolvidas por Yves Béhar, ganham característica 100% biodegradável.
Feitos de amido de milho em sua totalidade, os sacos podem ser utilizados como adubo após 3 meses de uso.
Porém, se o usuário deseja efeito instântaneo, é só mergulhá-lo em água. Exatamente, a fibra é solúvel, e se dissolve em apenas 3 minutos. Anualmente, a medida deve poupar mais de 192 toneladas de plástico e 293 de papel.
A verdade é que a sustentabilidade está cada vez mais, presente no MKT das empresas; esta é uma estratégia que pode levar as pessoas a pensarem no planeta e em sua parcela de responsabilidade.
A educação deve ser o primeiro passo para essa consciência ecológica e o consumo deverá também ser repensado, enquanto se criam alternativas de inovações tecnológicas.
 
  
Fontes: Catraca Livre, USE Fashion