quarta-feira, 31 de março de 2010

Inovação no comércio

Páscoa já é o segundo Dia dos Namorados



A alegria dos comerciantes na Páscoa não é feita só de chocolate. O varejo ampliou o leque de produtos e apostou na data religiosa como um novo filão para impulsionar o comércio, como ocorre em outras épocas comemorativas(1). A diversificação deve alavancar as vendas em 9%, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo uma pesquisa feita pela Câmara dos Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-RJ). “Os empresários estão inovando na data a cada ano para seduzir os consumidores. O comércio está direcionando seu foco não apenas para as crianças, mas também para os adultos, atraindo atenção especial dos casais, principalmente dos namorados”, explicou Aldo Gonçalves, presidente da CDL-RJ.

Os lojistas se prepararam para uma demanda mais elevada de bichos de pelúcia, perfumes, joias e bijuterias, cosméticos, roupas e acessórios, eletrodomésticos e eletroeletrônicos e até livros. Roque Pellizzaro Junior, presidente da Confederação Nacional do Dirigentes Lojistas justificou a escolha: “A ideia dos consumidores é se diferenciar, customizar o presente, especialmente o público mais jovem”. O empresário Alexandre Tadeu da Costa, dono da Cacau Show, foi mais enfático. “A Páscoa é um momento muito bom para o varejo. Já funciona como o segundo Dia dos Namorados”, definiu.
Inovação
Os produtos de beleza também ganharam espaço na cesta do coelho da Páscoa. A Sack´s, maior perfumaria virtual do Brasil, deve vender 15% mais com a campanha promocional, inédita na loja. “Temos uma publicidade forte em épocas como Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais e Natal. Agora, queremos inovar com outras datas, como a Páscoa e o Dia da Secretária”, disse o sócio-diretor da Sack´s, Carlos André Montenegro.

A Natura escolheu a linha Ekos inspirada no “cupulate”, chocolate feito a base de manteiga de cupuaçu para inovar na diversidade aos clientes. Essa também é a primeira vez que há produtos para a Páscoa no catálogo. Uma caixa de chocolate recheada de mini-sabonetes de cupuaçu e cacau foi a opção oferecida ao longo de todo mês de março. “A inspiração foi a produção, ainda artesanal, do cupulate nas regiões Norte e Nordeste e na tradição do cacau e do cupuaçu”, disse Gilberto Xandó, diretor da unidade de negócios da marca.

Para clientes com gosto sofisticado, é possível, por exemplo, colocar joias acompanhadas de bombons em embalagens douradas e ovais. A inovação é da joalheira Amsterdam Sauer. “Optando por presentear com uma joia em embalagem temática, nosso cliente tem a oportunidade de surpreender e ainda entregar um presente que pode durar para sempre”, justificou Rosana Moraes, gerente de marketing. Sem revelar números, ela garantiu que a procura, comparada com o ano passado, aumentou 96%.

1 - Datas lucrativas
Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Namorados são as datas mais lucrativas do comércio. É nessas épocas que ocorrem o maior número de contratação de trabalhadores temporários e quando o comércio mais movimenta a economia. Aos poucos, o setor varejista vem encontrando outras datas, como a Páscoa, para incrementar as vendas e garantir um bom faturamento.

Correio Brasiliense