quarta-feira, 14 de abril de 2010

Primeira Loja Grátis!!

Clube inaugura em São Paulo o modelo tryvertising
(loja grátis abre em 11 de maio Em São Paulo)

Diminuir gastos com pesquisas de mercado e realizar questionários de satisfação isentos de informações que possam influenciar a opinião do consumidor, através de produtos com custo zero para o cliente. Este é o intuito dos empresários paulistanos Luiz Gaeta e Denis Shimada, que inauguram sua 1ª loja no dia 11 de maio, na Vila Madalena, em São Paulo (SP).

O projeto surgiu no ano passado, inspirado pelo sucesso de lojas precursoras do mesmo segmento na China (SamplePlazza), EUA (SampleU), Japão (SampleLab!) e Espanha (Esloúltimo). Os empresários prevêem faturamento de R$ 3 milhões ainda em 2010 no Brasil.

Este dinheiro vem das empresas, que encontram no ambiente do Clube Amostra Grátis um espaço de convívio harmonioso, sem diferenças ou preferências graças ao trânsito livre dos fundadores do Clube em empresas e agências, e à autonomia de investimentos. Por ter este caráter pessoal, as pesquisas são mais confiáveis e têm inestimável valor para as companhias prepararem suas estratégias de vendas e lançamentos.

A loja dispõe dos mais variados produtos, desde vestuário até eletrônicos, que poderão ser levados para casa ou, em alguns casos, serem testados à vontade na loja. O conceito mais explorado pela loja é conhecido como tryversiting, que se diferencia do marketing tradicional ao propor que o cliente teste de verdade antes de comprar, não sendo motivado apenas por propagandas.

Entenda cada etapa deste novo modelo de varejo

1º O interessado em se tornar sócio do Clube Amostra Grátis deve fazer o cadastro via site e pagar taxa promocional de inscrição no valor de R$ 50;

2º Ele receberá uma confirmação do cadastro via e-mail, juntamente com instruções para comparecer à sede do Clube Amostra Grátis com seus documentos pessoais;

3º Na sede, o associado retira a carteirinha que dará acesso livre às próximas visitas e tira uma foto para constar no sistema do Clube;

4º Uma vez cadastrado, o sócio já pode escolher até 5 itens diferentes por mês da loja, sem repetí-los nos meses seguintes;

5º Após um período de tempo, que varia conforme o produto, o cliente deve responder a uma pesquisa. Este questionário dará um feedback em relação a cada item que pegou gratuitamente, apontando defeitos, qualidades, pontos positivos, prós e contras.

Eduardo Pedroso/Use Fashion

quinta-feira, 8 de abril de 2010

domingo, 4 de abril de 2010

Nota Fiscal Paulista

GOVERNO LIBERA R$ 529 MILHÕES EM CRÉDITOS PARA CONSUMIDORES QUE PEDIRAM NOTA FISCAL PAULISTA



Entidades de assistência social poderão resgatar R$ 13,4 milhões




O programa Nota Fiscal Paulista, do Governo de São Paulo, libera nesta quinta-feira (1°/4) R$ 529,6 milhões para os consumidores que acumularam créditos de julho a novembro de 2009. Uma nova liberação será realizada ainda em abril, contemplando os créditos gerados nas compras de dezembro, o que aumentará ainda mais o valor total distribuído aos consumidores nessa liberação, a quinta já feita pelo programa desde seu início, em outubro de 2007. Para usar os créditos o consumidor tem que estar cadastrado no sistema da Nota Fiscal Paulista (www.fazenda.sp.gov.br).

Mais de 7,6 milhões dos 19 milhões de consumidores que terão créditos liberados este mês já se cadastraram e poderão resgatar o dinheiro para a conta corrente ou poupança. Quem preferir utilizar o dinheiro para abatimento no IPVA tem a opção de não resgatar os créditos e aguardar o mês de outubro, quando haverá nova liberação e quando é possível fazer a opção pelo desconto no imposto.

O programa Nota Fiscal Paulista realiza também a primeira apuração de créditos para entidades de assistência social e de saúde, integradas ao sistema no ano passado. As entidades terão à disposição este mês R$ 13,4 milhões em créditos referentes a compras diretas efetuadas no segundo semestre de 2009, além de valores decorrentes de doações de notas e créditos. Atualmente, 2.922 entidades mantenedoras estão habilitadas a receber créditos e prêmios do programa.

Com os valores que serão liberados em abril, o programa acumula R$ 2,3 bilhões em créditos decorrentes de documentos fiscais. Se forem computados também os valores dos sorteios mensais, este montante se eleva para R$ 2,5 bilhões. Mais de 29,9 milhões de pessoas foram beneficiadas pelo programa pelo menos uma vez desde seu lançamento. Neste período, a Nota Fiscal Paulista registrou 7,5 bilhões de documentos fiscais, sendo mais de 1,2 bilhão com a informação do CPF ou CNPJ.



Créditos Liberados / Histórico

Abril / 2008 - R$ 765 mil

Outubro/ 2008 - R$ 270,9 milhões

Abril / 2009 - R$ 558,4 milhões

Outubro/2009 - R$ 514,9 milhões

Abril / 2010 - R$ 529,6 milhões (*)

(*)Créditos referentes a notas fiscais do período de julho a novembro de 2009


De acordo com a legislação que criou a Nota Fiscal Paulista, os créditos concedidos no primeiro semestre do ano podem ser resgatados a partir de outubro do mesmo ano; os créditos do segundo semestre, a partir de abril do ano seguinte. Para utilizá-los, o consumidor deve acessar o sistema da NFP (www.nfp.fazenda.sp.gov.br), mediante senha, selecionar a opção "utilizar créditos" e seguir as instruções na tela.

Para a pessoa física, existem três maneiras de fazer o resgate. Se o valor for igual ou maior do que R$ 25, o consumidor pode transferir para sua própria conta corrente ou poupança. Ele também pode passar para outra pessoa física ou jurídica. O cidadão também tem a possibilidade, em outubro, de usar seus créditos para abater no valor do IPVA do ano seguinte, nesse caso de 2011.

As pessoas jurídicas só poderão resgatar seus créditos se o valor for igual ou superior a R$ 25 e de uma única forma: a transferência para uma conta corrente ou poupança próprias. Se o valor for inferior a esse limite, deverá acumular até completá-lo. Tanto para pessoa física como jurídica, se a opção for transferência para a conta corrente ou poupança, o dinheiro estará disponível no banco a partir da quarta-feira da semana subseqüente àquela em que foi feito o pedido de resgate.




Sobre a Nota Fiscal Paulista



A Nota Fiscal Paulista é parte do Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado de São Paulo e reduz, de fato, a carga tributária individual dos cidadãos, que recebem créditos ao efetuarem compras de mercadorias em São Paulo. Parte do imposto recolhido pelo estabelecimento é devolvida a quem informar o CPF ou CNPJ. Além disso, sorteios mensais premiam 1,5 milhão de bilhetes eletrônicos, totalizando R$ 17 milhões.

Nos 16 sorteios já realizados a Nota Fiscal Paulista premiou 18 milhões de bilhetes eletrônicos, em um valor total de R$ 214,6 milhões. Para acompanhar os créditos no programa, aderir ao sorteio ou ter mais informações acesse www.fazenda.sp.gov.br.




Portal Unomarketing

Tendências de Comportamento de Consumo

O comportamento do consumidor no Brasil vem mudando quando o assunto é sustentabilidade. De acordo com o dossiê elaborado pelo portal UnoMarketing em parceria com a consultoria MobConsult e com a revista Ideia Socioambiental, dois em cada 10 brasileiros já levam em consideração o compromisso socioambiental da empresa antes de colocar um determinado produto no carrinho. O nível de engajamento ainda é pequeno se comparado a consumidores dos Estados Unidos e dos países da Europa, mas a mudança de hábito indica que esses números só tendem a aumentar, principalmente com a utilização de novas tecnologias.
De olho na gestão do negócio e nas tecnologias
Não é só na gôndola dos supermercados que o consumidor faz valer o seu papel. A segunda tendência pesquisada pelo dossiê mostra que eles estão mais atentos à forma como as empresas estão trabalhando as questões socioambientais na gestão do negócio. Não adianta investir em projetos sociais voltados para as comunidades e descuidar de suas ações internas. “É preciso apostar na ética. Hoje em dia o conceito evoluiu e não adianta uma empresa ter um projeto social e continuar poluindo. Estamos mais atentos a tudo isso e mais criteriosos também”, resume Voltolini.
As tecnologias estão ajudando a acelerar o processo de adoção do consumo consciente. Nos Estados Unidos, uma ferramenta chamada GoodGuide tem revolucionado o dia a dia dos norte-americanos no supermercado. O aplicativo, que pode ser posto no telefone celular, informa rapidamente ao comprador todos os dados socioambientais do produto na medida em que tem acesso a seu código de barras. Assim, o consumidor saberá se o item pesquisado pode vir a causar danos à saúde ou se há algo ilegal em sua cadeia produtiva, como uso de trabalho escravo. Tudo isso em questão de segundos.
“Ferramentas como essa vão revolucionar porque trazem a informação instantaneamente. Quando compramos, precisamos de dados claros, rápidos e objetivos. Vamos entrar em um tempo de transparência radical e nós, geralmente, não temos parâmetros para avaliar se um produto é legal ou não em relação ao cuidado com o meio ambiente e com as pessoas. O exercício do consumo consciente induzirá as empresas a mudarem aqui no Brasil também”, diz o jornalista.

Por Gabriella Coutinho, Mundo do Marketing